quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Vida de Manuel Cargaleiro















1927 - Nasce a 16 de em Março de 1927, em Chão das Servas, Vila Velha de Ródão, Portugal.
1928 - Passa a residir na Quinta da Silveira de Baixo, no Monte da Caparica.
1945 - Primeiras experiências em cerâmica na olaria de José Trindade, na Caparica.
1946 - Ingressa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no curso de Geografia e Ciências Naturais, que mais tarde abandona para se dedicar exclusivamente às artes plásticas.Inicia a sua actividade como ceramista na Fábrica Santana, em Lisboa.
1949 - Participa pela primeira vez numa exposição colectiva, chamada “Primeiro Salão de Cerâmica”, em Lisboa.
1954 - Prémio "Sebastião de Almeida (cerâmica)”, SNI; Professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio; Conhece Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szènes; Primeira viagem a Paris.
1957 - Recebe uma bolsa do Governo Italiano, através do Instituto de Alta Cultura, que lhe permite visitar Itália e estudar a arte da cerâmica em Faenza, Roma e Florença.Fixa residência em Paris.
1959 - É eleito vereador da Câmara Municipal de Almada para o triénio 1960 – 1963; Adquire um ateliê na Rue des Grands-Augustins 19, em Paris, onde passa a residir.
1974 - Homenagem a três artistas da Beira Baixa: Eugénio de Andrade, José Cardoso Pires e Manuel Cargaleiro, organizada pelo "Jornal do Fundão”.
1980 - Executa o cartão original de uma tapeçaria para o novo edifício sede da O.I.T. (Organização Internacional do Trabalho), em Genève, por encomenda do Governo Português.
1982 - É galardoado com a Ordem da Cruz de Santiago da Espada, no Dia de Portugal.
1984 - Oferece 41 obras inéditas ao Museu Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco, destinadas à realização de exposições itinerantes.
1987 - Dirige os trabalhos de passagem para azulejos de uma obra de Maria Helena Vieira da Silva para a Estacão de Metro da Cidade Universitária (1988), Lisboa;
1989 - É galardoado com a Medalha de Ouro do Concelho de Vila Velha de Ródão.
2004 – Inauguração do Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro, em Itália. Criação do Museu Cargaleiro em Castelo Branco.







João Chasqueira

Sem comentários: